Nossa Escola

No dia 11 de agosto de 2001, Dia do Estudante, foi lavrada a “certidão de nascimento” do Centro Educacional Sagres. Idealizado no ano letivo de 2001 pela Administradora e Educadora Mônica Gonçalves de Magalhães Lima, através da concretização de um sonho, iniciou suas atividades docentes à Rua 42, Conjunto Vivendas da Cohama na Cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.

Ali foi lançada a pedra fundamental para a construção e o funcionamento de um ideal: uma escola que tivesse em sua base um referencial educacional diferenciado, na busca de atender a comunidade local e tornar-se um marco e referência de uma escola de qualidade, objetivando a formação de cidadãos felizes e de uma sociedade mais justa e rica culturalmente.

Missão

Orientar cada aluno a tornar-se um cidadão competente, crítico, ético, responsável, conhecedor da sociedade e nela atuante.

Visão

Ser reconhecida como uma escola que educa seus alunos de maneira integral, através de um ensino de excelência humana e acadêmica.

Valores

Verdade, respeito ao próximo, paciência, espírito de equipe, satisfação ao cliente, responsabilidade ética e social.

App Sagres

Na Educação há uma grande preocupação com o aluno como ser social, histórico, agente ativo do processo de construção do conhecimento. Desta forma, as atividades trabalhadas na Educação Infantil têm caráter lúdico, dinâmico, desafiador e interdisciplinar, na busca de uma aprendizagem significativa que desperte no educando o prazer em aprender, a curiosidade, a criatividade e o pensamento reflexivo para solução de situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

Projetos

Projeto onde, semanalmente, os alunos da Educação Infantil levam um livro de literatura infantil para casa, para que seus pais, mães e/ou responsáveis façam a leitura para a criança, de forma prazerosa. Após a leitura do livro, os pais, mães e/ou responsáveis devem conversar sobre o texto lido com a criança, incentivando-a a representar a história por meio do desenho em um livro suplementar que acompanha o material didático dos alunos. Esse projeto visa incentivar a leitura, interpretação, imaginação e criatividade de nossos educandos, além de proporcionar um momento de interação entre pais e filhos.

Ocorre um sábado por mês. Momento único na Educação Infantil, onde alunos e equipe pedagógica se encontram uma vez por mês, com espaços destinados à brincadeira, já que essa atividade ajudará a criança a compreender o mundo e se colocar diante dele. O brincar no Centro Educacional Sagres, na Educação Infantil, é privilegiado, pois é voltado para o desenvolvimento das aprendizagens.

Semanalmente é realizado um encontro na Biblioteca Wilson Marques com as turmas da Educação Infantil. Nessa atividade são realizadas: contação de histórias usando palitoches, fantoches, histórias ampliadas, brincadeiras, músicas, dinâmicas, jogos em grupos, encenação de personagens da história e outros.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Projetos

Quinzenalmente ou mensalmente são realizados encontros com as turmas, na Biblioteca Wilson Marques, para explorar a leitura dos livros paradidáticos adotados. As atividades de leitura focam os conteúdos interdisciplinares que estão sendo abordados em sala de aula. Na culminância do projeto, perto do final de cada semestre, são expostas as atividades realizadas pelos alunos, para que toda a comunidade escolar tenha acesso.

Ocorre no primeiro semestre. Os alunos dos Anos Iniciais estudam sobre poesia, partindo de uma temática geral, como por exemplo, Poesia Concreta, Poetas Maranhenses, Poetas Ludovicenses etc. com o objetivo de fazer que nossos estudantes conheçam um pouco mais sobre esse gênero textual. Após as pesquisas, feitura de atividades relacionadas ao tema proposto, a culminância se dá por meio de apresentações aos pais, mães e/ou responsáveis, onde os alunos interpretam com canções, dramatizações e/ou declamações, o que estudaram.

Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação.

Projetos

Ocorre semestralmente. São explorados a leitura, releitura, interpretação e outros aspectos dos livros paradidáticos adotados de forma interdisciplinar a respeito de conteúdos atuais e do cotidiano dos estudantes.

Projeto que ocorre no mês de outubro. Uma semana dedicada à prática de esportes, gincana, atividades de lazer e com caráter social, onde são arrecadados produtos (roupas, artigos de higiene pessoal, calçados e/ou alimentos) para doação em instituição definida durante o ano letivo (orfanato ou asilo, hospitais e casas de apoio).

O Ensino Médio Sagres objetiva contribuir para uma sociedade mais consciente e colaborar para a formação de cidadãos atualizados, reflexivos e críticos, preparados para as exigências futuras e capazes de fazer uso de suas competências de forma ética, visando, dessa forma, como propõe a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), auxiliar os estudantes para que possam alicerçar seu projeto de vida.

Projetos

[elementor-template id=”742″]

[elementor-template id=”751″]

[elementor-template id=”757″]

[elementor-template id=”763″]

Galeria

Notícias